top of page

Qual é o nome dela?

  • grupomaespretas
  • 23 de ago. de 2022
  • 2 min de leitura















Ela se chama Lêmba Nyanga.


Quando foi apresentada a nossa família, todos se chocaram. Como materializar que ela teria um nome ao qual ninguém ali conscientemente jamais havia pronunciado? “Irão permitir o registro desse nome?” “E se ela não souber que tem dois nomes?” “Não vou conseguir pronunciar!” “E na idade escolar?” As perguntas corriam para o presente e para o futuro em segundos. Mas como a paciência é uma virtude africana, Lêmba Nyanga vem respondendo a cada uma das perguntas e retribuindo outros questionamentos: “Por que o meu nome lhe causa estranhamento?” “Por que você não consegue pronunciar ou memorizar?


Certa vez adquirindo um produto com um senegalês no centro da nossa cidade, o africano questionou qual o nome da nossa pequena e ao receber a resposta ele falou animado: “Vocês sabem que ela é do povo banto?”. Após todo processo de escravização, queima de documentos, desaparecimento dos registros que determinaram o local exato da África ao qual éramos pertencentes, a resposta do Senegalês concretizou que nosso povo encontrou formas alternativas de nos ligar às nossas raízes. A resposta do senegalês nos trouxe a certeza de que ao longo de séculos de tráfico nos mantemos vivos, renascendo.


E aquele nome que chocou e causou estranhamento, passou a ser motivo de orgulho de toda a sua comunidade. Infelizmente não podemos criar nossa filha em uma redoma de vidro cercada de pessoas que tenham o respeito e a sensibilidade de compreender a importância de ser quem ela é. Ao longo da sua vida ela irá se deparar com a ignorância, com a tentativa de embranquecimento, ocidentalização e esvaziamento das questões que envolvem seu nome, mas a criamos para saber que em África, a nomenclatura adequada diz tudo sobre algo, sendo essencial para a sua própria existência. Assim, Lêmba Nyanga jamais existiria com outro nome, pois ele seria impróprio, inadequado para a sua função nesse renascimento.


Agradecemos a oportunidade de ter desenvolvido essas questões com tanto respeito e respaldo. Somos privilegiados e agradecidos por poder reestabelecer esse vínculo que nos foi ceifado, através de toda questão cultural que perpassa a escolha do nome de um filho.

 
 

Desenvolvido por:

Ativo 1.png
Mask group.png

Acompanhe nossas redes!

  • Instagram
  • Facebook
bottom of page