Por que eu nunca sou suficiente?
- grupomaespretas
- 23 de ago. de 2023
- 2 min de leitura

Em uma última conversa com as mães, os relatos da Greice e da Thais, sobre não se sentirem capazes de estar no grupo das adm, bateram forte aqui pra mim também. Tão forte, mas tão forte que viraram pauta de terapia. Eu quis entender o motivo pelo qual estar sobrecarregada fazia com que eu sentisse tanta culpa por estar no grupo e não dar a ele a atenção que eu acho que ele merece. Fiquei pensando sobre o quanto a gente nunca acha que é suficiente. Fiquei pensando que se eu me dedicar a apenas uma coisa na vida por um tempo determinado, quando esse tempo acabar eu vou achar que podia ter feito mais. Quem será que colocou em nós, mulheres, mães, pretas essa sensação? Quem será que um dia nos fez acreditar que não éramos suficientes? Quem será que nos mostrou que sempre DEVEMOS fazer mais?
A sobrecarga nunca foi novidade na nossa vida. No entanto, quando se trata de estarmos em um lugar de força e que nos trará benefício, o questionamento surge: será que eu devo mesmo estar nesse lugar que me faz bem? Óbvio. Em geral não merecemos estar em lugares que nos fazem bem. E, nesse caso, a sobrecarga vem para legitimar a sensação de não merecimento que é tão violenta, mas foi tão bem enraizada em nós.
Tudo isso me fez pensar, também, sobre o quanto abrir mão de coisas por causa da sobrecarga é algo do colonial. Verdades como define bem as suas escolhas, mais vale um na mão do que dois voando, não se pode ter tudo... isso é tão ocidente, isso é tão distante do que a vivência de uma comunidade preta proporciona. A sobrecarga está para nós como o ar que respiramos. A questão é: como vamos abraçar essa realidade? Como vamos elaborar esse sentimento? Como vamos acomodar isso em nós? Nessa hora a comunidade nos faz IMENSAS. No momento que eu compartilho com vocês a minha dor e vejo que parte dela também está em vocês, eu me sinto grande! E percebo que essa grandeza é suficiente para tudo que eu preciso nesse exato momento. A grandeza de ter uma comunidade de amor que diariamente me ensina a PERMANECER EM MIM, sendo exatamente quem eu sou.