Tu é fod4, né, Nikka?
- grupomaespretas
- 25 de nov. de 2024
- 2 min de leitura

Eu? Ué, por quê?
Sim, tu! Porque tu consegues fazer várias coisas e ser tanta coisa!
Malha, trabalha fora, costura peças lindíssimas, é mãe de 3, é ativa no coletivo das Mães Pretas e tá sempre envolvida em algum curso!
Fiquei pensando sobre essa fala de uma amiga e confesso que, por um momento, não entendi o que ela quis dizer, pois nunca vi as coisas que faço como algo grandioso, pra mim tudo o que faço faz parte de quem eu sou, é a minha vida, é o que eu acredito, é a minha essência.
A verdade é que eu não quero ser f0d4, eu quero é ser feliz , quero a liberdade de fazer as coisas que gosto, quero o prazer de dançar como se ninguém estivesse me olhando, quero que meus filhos e netos convivam dentro de uma comunidade segura pra eles - onde não se sintam diferentes de outras crianças - , quero poder trabalhar pra mim e saber que o meu sustento vem das minhas próprias mãos, quero aprender várias coisas - pois acredito que quanto mais eu souber menos dependente de outros eu serei.
Eu quero e estou, simplesmente, sendo eu. Fazendo, criando e vivendo! Sem definições de ser isso ou aquilo.
Eu tenho esse direito!
E eu sei o que isso significa por eu ser uma mulher negra! Tudo bem! Eu não me importo, eu boto a cara mesmo! Faço e falo mesmo! Eu não sei ser diferente e eu pago o preço, com muito gosto, por ser assim.
Autenticidade é agir conforme a sua personalidade, seus valores e sua visão de mundo.
E o mundo que eu quero, acredito e busco é esse.
Às vezes fico imaginando como meus filhos e netos lembrarão de mim quando eu não estiver mais aqui. Quero que se lembrem que fui uma mulher comum, mas, acima de tudo, corajosa! Uma mulher que viveu a sua verdade, uma mulher que errou muito, mas que também amou muito.
As memórias que eles terão eu não posso criar, mas eu sei que as atitudes que eu tenho hoje serão fontes de inspiração para que eles construam seus próprios destinos. E eu desejo que eles tenham a mesma coragem de viver e ser tudo aquilo que eles quiserem ser dentro da autenticidade deles.