Qual reação esperamos da vitima?
- grupomaespretas
- 4 de ago. de 2022
- 1 min de leitura

A escola marcou uma reunião com a mãe de um menino negro para relatar que ele estaria vivenciando episódios de brigas com um colega.
No mês anterior o colega havia dito que era pra ele tomar cuidado, pois poderia morrer como George Floyd. Depois o menino decidiu cortar o cabelo, pois o colega o puxava. Por fim, o mesmo colega passou a dizer que ele era preto demais. Todos os relatos foram trazidos pelos pais de outros colegas ou pelas próprias crianças, mas a escola marcou uma reunião.
Criamos nossas crianças para serem pessoas que diante de episódios de racismo, elas saibam reagir. Mas e quando a reação é a violência? Estamos dispostos a respaldar a reação dos nossos filhos ao racismo? Ou existe uma cartilha de reações aceitáveis?
Qual reação o ambiente escolar espera das nossas crianças ao serem violentadas pelo racismo? O ambiente escolar está disposto a proteger nossas crianças ou nem reconhece o que está a acontecer?
Cada família tem a resposta para essas perguntas. E as respostas precisam ser pautadas, muito antes da escola marcar reuniões.