top of page

Preta, você se sente cansada?

  • grupomaespretas
  • 28 de abr. de 2021
  • 1 min de leitura















Constantemente me culpo por não estar disposta a dar conta de tantas brincadeiras, por querer estar integralmente nas minhas próprias atividades, por não querer fazer almoço, não querer implorar para ir ao banho. Por querer dormir sem ser acordada por choro, não querer mediar discussões pelo controle remoto, não querer levantar para auxiliar na higiene quando recém consegui sentar para ver um programa.


Observando o exemplo de outras mães, vejo como é proporcional a quantidade de pessoas responsáveis pela criação das crianças e o bem estar de suas mães. Vivemos em uma cultura onde as mães são a centralidade do cuidado com as crianças. Agradecendo com louvor, quando o pai é participativo.


Para nós mães pretas a visão individualista do cuidado centrado em uma (ou duas) pessoas é totalmente sem sentido. O ditado africano de que é preciso uma aldeia inteira para criar uma criança, é fundamental e tem sentido. Uma mãe sozinha concentra em si uma responsabilidade que justifica qualquer cansaço.


Mas a razão deste cansaço não está nos seus filhos. Está na aldeia que sumiu. As demandas cotidianas da criação de uma criança são intensas, mas o cuidado compartilhado das crianças, torna uma mãe mais leve que será capaz de cuidar de seus filhos.


Nessa rede de causa e consequência você é uma mãe que está exausta? Saiba que você não está sozinha nessa.

 
 

Desenvolvido por:

Ativo 1.png
Mask group.png

Acompanhe nossas redes!

  • Instagram
  • Facebook
bottom of page