top of page

Preta, você sabe dizer não?

  • grupomaespretas
  • 2 de set. de 2020
  • 1 min de leitura















Dizer que minha vida está "uma correria" é uma constante. A minha zona de conforto é o excesso de tarefas. Ultimamente tenho reparado que uma das minhas maiores ambições tem sido tomar sol jogada na grama com as pessoas que eu amo. Não ter essa possibilidade com a frequência que e gostaria me levou a pensar sobre a quantidade de "sim" que eu tenho dado aos outros, enquanto digo "não" a mim e às pessoas que eu amo.


Às mulheres pretas é dado o direito constante de nunca dizer não e o dever de sempre dizer sim. Dessa forma fica enraizado no nosso inconsciente comportamentos de total submissão e desamor, que, muitas vezes, são reforçados com a maternidade, inclusive. Se não conseguimos identificar isso em nós a tempo e lidar com as consequências.


É esperado de nós, da forma mais violenta possível, que estejamos sempre dispostas a atender às demandas alheias. Assim não temos tempo para nós. Quando eu descobri a potência de um grupo como esse e o quanto estar nesses espaços me fortalece e me dá recursos para atender, prioritariamente, às minhas demandas, eu consegui me pensar muito mais próxima de uma realidade dessas: dizendo não quando tenho vontade de dizer.

 
 

Desenvolvido por:

Ativo 1.png
Mask group.png

Acompanhe nossas redes!

  • Instagram
  • Facebook
bottom of page