Preta e dinheiro são palavras rivais?
- grupomaespretas
- 22 de fev. de 2022
- 1 min de leitura

“Quem gosta de pobreza é rico.”
Fiquei pensando sobre essa afirmação e sobre quem lucra com discursos de que o dinheiro, não tem importância. Fiquei pensando sobre o que o dinheiro significa para nós mães pretas. Dinheiro pra mim significa proteção.
Proteção a um sistema de saúde que examina nossos filhos com nojo e descaso. Proteção a um sistema de transporte que nos desumaniza, nos locomovendo como porcos. Proteção a um sistema educacional que expulsa e exclui. Proteção a uma cultura que nos invisibiliza e marginaliza.
Quero que minhas filhas andem seguras, sejam atendidas nas suas dores, quero que elas estudem suas origens de forma digna. É um delírio pensar que estes acessos se darão sem dinheiro. O dinheiro faz parte da nossa história enquanto povo africano, não falo do capitalismo selvagem que temos, mas dele enquanto moeda de troca e acesso.
Minhas filhas crescem como árvores e não tenho mais tempo de aguardar mudanças sistêmicas. Tenho urgência em possibilitar a elas ferramentas para enfrentar o mundo. Se vou fazer isso enfrentando o julgamento de que o dinheiro que nos possibilita também nos embranquece, vamos precisar nos repensar e compreender que negro e dinheiro não são palavras rivais.