Preta, como estão as suas amizades?
- grupomaespretas
- 20 de jul. de 2020
- 2 min de leitura

Ter amigos sempre foi uma das coisas mais importantes na minha vida. Poder criar oportunidades que reforcem ou façam surgir o autoamor é uma experiência poderosa e fundamental. Há poucos dias falava a respeito disso com o meu companheiro e contava pra ele, na tentativa de ouvir a mim mesma, sobre o quanto, por muito tempo, as amizades que tive produziram em mim desamor próprio e distanciamento de identidade. Eu dizia pra ele e pra mim mesma o quanto eu experienciei relações que apagavam a minha identidade, para poderem se manter em evidência. O quanto eu deixei de ser eu para contribuir, mesmo que sem saber, para o processo de inflar o ego alheio (que, sem dúvida nenhuma, era de uma pessoa branca).
Logo que eu decidi me resgatar eu tive a chance de me aproximar de pessoas pretas, que tinham, muitas vezes, as mesmas vivências que eu e que em muitos casos pareciam saber mais sobre mim do que eu mesma. E essas amizades contribuíram para o meu processo de autorresgate. E quando me achei eu pude começar a aprender a me amar. Isso é amizade, isso é amor. Quando a relação permite que na vivência com o outro a gente possa ser a gente da forma mais honesta e amorosa possível.
A maternidade, na minha vida, permitiu confirmar tudo isso. Foi conhecendo e trocando ideias com mães pretas que me permitiam ser eu mesma com respeito e amor que eu consegui e consigo ressignificar constantemente a noção que eu tenho sobre amizade e amor. Enxergar em outra mãe preta a possibilidade de ser eu mesma, principalmente quando se trata de ideais a serem passados para o meu filho, faz eu me sentir dona de mim e reforçar ainda mais a certeza de que se o amor preto cura o amor de mãe preta solidifica esse processo. Inclusive, faz pouco tempo que eu me vi inserida em uma relação de amizade extremamente amorosa e profunda, apesar do tempo. A partir dessa nova relação eu estou descobrindo aqui uma Jéssica que eu nunca tinha visto. E esse processo de autoconhecimento tem produzido amor próprio. E esse amor tem refletido na @dricenteno que tem sido uma amiga e tanto 💛 Amizade é isso, produção constante de autoamor. @jessicalauermann
na foto: @pretastyle e @_santospatiii 💛.