Mãe, desculpa, eu tirei nota baixa
- grupomaespretas
- 22 de set. de 2023
- 1 min de leitura

Laura chega da escola cabisbaixa me pedindo desculpa por ter tirado nota vermelha no boletim. Percebi que o pedido de desculpa dela era um medo de ter me decepcionado.
- Tu não tem que me pedir desculpa, Laura. Vamos fazer uma autoavaliação e ver o porquê da nota baixa. Tu entende a matéria?
- Sim.
-Estudou o suficiente antes da prova ?
- Acho que não.
-Fica nervosa durante a avaliação?
- Um pouco. Talvez fazer aula particular, mãe?
- Aula particular pode ajudar, mas pensa se não está faltando alguma coisa da tua parte, minha filha, não tô te xingando é só uma reflexão mesmo, veja se tu está fazendo o que pode para que tuas notas sejam maiores. Fracassos e erros fazem parte do ser humano, filha, mas também devemos olhar para nós mesmos e identificar o porquê estamos errando…
É difícil começar a dar liberdade aos filhos, mas acho importante ajudá-los a ganhar autonomia, mostrando que eles devem ser responsáveis sempre com limites. Acho muito importante que Laura, que está na adolescência, já comece a adquirir habilidades de forma independente e comece a se responsabilizar por suas vitórias e também por suas derrotas. Durante minha conversa, frisei que eu sempre a amarei pela pessoa maravilhosa que ela é e não pelo que ela conquista e também que seu esforço em tirar notas melhores a levará a alcançar grandes coisas.
Terminamos nosso papo com alguns combinados e tenho certeza que o próximo bimestre a azul virá!