A mãe preta que não aparece no feed
- grupomaespretas
- 31 de mai. de 2023
- 1 min de leitura

Antes de ser mãe, uma grande amiga me fez madrinha. Tenho pensado muito a respeito de uma reclamação que ela fazia constantemente: “Tu não tira fotos comigo!”
Eu pensava que a reclamação era uma bobagem, pois o que importava eram os momentos vividos fora das redes sociais, os que guardamos na memória e ela tinha (e tem) o lugar dela garantido entre as minhas melhores amigas.
Hoje refletindo na fala dela com o olhar de quem também é mãe, relembro que meu feed da época sempre foi repleto de fotos.
Passeios, viagens, jantares e realmente tivemos poucos registros nossos. A falta de registros me faz questionar se eu realmente era presente como deveria ser?
Honrando a grandiosidade da nossa amizade, será que faltaram fotos ou presença?
Me tornei também a mãe que observa feeds em que pouco se vê e muito embora me sinta tranquila em ser uma amiga presente na medida do que minha maternidade permite, em redes sociais minha presença não é a instagramável e me sinto com a mesma vontade de cobrar como outrora fui cobrada.
Minha vontade pousa na máxima de que amizade (e relação alguma) não deva ser cobrada. Procuro compreender o lugar que minhas amigas ocupam, o qual já estive e retratar minha falta com as amigas que foram mães antes de mim.